A Prefeitura de Simões Filho realizou um encontro informativo sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania, por meio Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), junto aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e as famílias assistidas pelo Cras - Nossa Gente.
A ação abordou temas relacionados ao autismo e os direitos socioassistenciais, além de destacar sobre a importância da inclusão, acompanhamentos para a promoção do desenvolvimento e fortalecimento de vínculos sociais e familiares, acolhimentos, respeito, dentre outros assuntos.
Durante o encontro, as equipes também promoveram uma dinâmica com algumas das crianças e pais que são acompanhados, promovendo a troca de experiências e relatos sobre a vivência diários e os desafios enfrentados diariamente, além da rede apoio.
O que é o TEA?
O TEA é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento, que podem englobar alterações qualitativas e quantitativas da comunicação, seja na linguagem verbal ou não verbal, na interação social e do comportamento, como: ações repetitivas, hiperfoco para objetos específicos e restrição de interesses. Dentro do espectro são identificados graus que podem ser leves e com total independência, apresentando discretas dificuldades de adaptação, até níveis de total dependência para atividades cotidianas ao longo de toda a vida.
Postar um comentário